quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uma bandeira ao vento

“Há tempos venho assistindo a comerciais e guardando uns acordes na cabeça. Resolvi parar e procurar a tal música que a Coca-Cola espalhou por aí em versões e versões”

Copa do Mundo. Futebol, vibração e alegria juntando gentes e gentes. Mesmo os que não são os maiores fãs do esporte devem admitir que ver uma única modalidade agrupando mais países que a ONU é no mínimo interessante, isso sem somar o fato de apenas um campeonato reunir 32 seleções. É mais ibope do que as próprias Olimpíadas.


Como não sou de ferro, me rendi á febre efêmera: torcida nos jogos, via televisão, claro, e olho nas notícias e modinhas “pop’s”. Dentre elas, as músicas. Duas canções embalam o momento: Waka Waka e Wavin’ Flag.

Waka Waka é o hit oficial da Copa 2010. Interpretado pela cantora Shakira, o som anima e tem uma coreografia agitada inspirada em danças típicas da África do Sul. “Você é um bom soldado, escolha as suas armas”, diz parte da letra que faz alusão à história guerreira dos africanos. Apesar de acreditar que a música está aí mais para gerar receita do que para qualquer outra coisa, simpatizei com o lema “this time for Africa”- desta vez é para a África.

Waka Waka á parte, uma certa mega multinacional me surpreendeu com uma bandeira ao vento. Há tempos venho assistindo a comerciais e guardando uns acordes na cabeça. Resolvi parar e procurar a tal música que a Coca-Cola espalhou por aí em versões e versões. Confesso que me surpreendi.

Wavin’ Flag trata de questões muito mais densas que uma Copa do Mundo e tem palavras muito mais fortes que um grito de gol em dia de final. Liberdade e luta, essa é a dupla que inspirou o compositor K’Naan.

K’Naan, que significa viajante, nasceu na Somália e com um pouco mais de treze anos precisou partir para o Canadá com a família. O jovem uniu a influência da comunidade somali ao hip-hop, o resultado foi um estilo que fez jus ao seu nome. A música de K’Naan viajou pelo mundo.

O trabalho mais recente, a adaptação de Wavin’Flag para a Copa, trouxe de volta a atenção para a composição que já foi tema de campanhas contra a miséria.
Antes de nos embalarmos ao som de festa mundial, é necessário entender uma mensagem que, talvez pelo clima e pelo marketing acirrado de uma grande marca, não é tão explícita.

A canção é grito, é protesto.

O trecho “tentam nos controlar, não poderiam nos segurar, porque seguimos em frente como Bufallo Soldiers”, relembra os tempos dos soldados negros em tropas norte-americanas na Segunda Guerra Mundial. Palavras de uma África que, hoje, abre as portas para o mundo, mas não desconsidera o passado. Bob Marley também não desconsiderou e cantou sobre os soldados africanos, “lutando pela chegada, lutando pela sobrevivência.”

Agora é aguardar pelo o que o Brasil vai cantar em 2014. Ritmo nós temos, só é preciso aliá-lo a vozes que ecoem. África do Sul já deu o exemplo, nos resta a atitude.
Espero que, entre chutes e gols, as pessoas possam ouvir e ver o que de fato está se dizendo e repensem suas canções. Espero que se atentem a um desejo antigo e uma realidade recente de um povo que canta:
“Quando eu ficar mais velho vou ser mais forte. Me chamarão de liberdade, como uma bandeira ao vento”.

*Também publicado em:
Observatório da Imprensa
 Nova News
Vale do Ivinhema Agora
Dourados Informa
Dourados News
Itaporã News

3 comentários:

Marcos Daniel Santi disse...

Muito boa a mensagem da música. Parabéns por parar e interpretar. Eu no meu mundo fechado já não aguentava mais aqueles "ooos", que em "versões e versões", passam tocando em alto som nas camionetes e saveiros douradenses.

Acho que por estes rebeldes bem nutridos não pararem de ouvi-la e também pela marca, que se utilizou da canção, inserindo-a em suas propagandas, fez com que eu me afastasse de procurar qualquer mensagem na letra.

Parabens.

Brasil 2014 é CREU!!!

Mário Sioli disse...

Você tem um jeito bom de agradar,
não vou dizer que me surpreendi, pois eu sempre acreditei na sua capacidade e do seu olhar critico e humanista para a realidade.
Foi um dos textos mais deliciosos de ler de 2010 para mim.
Espero que tenhamos mais deles, com chocolate, rs
Parabéns Ana K.
Beijos

Patricia disse...

Q texto amiga parabens eu ja num aguentava mais os ooosss